A modernização do Poder Legislativo, especialmente no âmbito das Câmaras Municipais, passa por uma nova perspectiva de contratações públicas, com destaque para as soluções inovadoras, incentivadas pelo Marco Legal das Startups (LC nº 182/2021). Esse marco estabelece um regime especial para que o Estado, utilizando seu poder de compra, fomente o empreendedorismo inovador, promovendo contratações que visem à resolução de problemas públicos com a aplicação de tecnologia e inovação. A relevância desse instrumento está na possibilidade de impulsionar a eficiência administrativa e o desenvolvimento econômico local por meio da contratação de startups.
As startups, por sua vez, são negócios com impacto social, inovadores e disruptivos, com uma estrutura jurídica flexível que pode englobar MEI, EIRELI, LTDA, S/A ou cooperativa. Para se enquadrar no regime simplificado “Inova Simples”, devem ter até seis anos de inscrição no CNPJ e receita bruta anual de até R$ 16 milhões. O objetivo da legislação é desburocratizar o processo de formalização dessas empresas, permitindo que elas contribuam de forma mais efetiva para as demandas da administração pública, especialmente em setores que demandam inovação.
No contexto das licitações, a LC nº 182/2021 estabelece a modalidade especial de contratação, permitindo que o edital de licitação se concentre no problema a ser resolvido e nos resultados esperados, sem a necessidade de especificações técnicas rígidas. Isso concede maior liberdade para que as startups proponham soluções inovadoras e personalizadas, adequando-se melhor às necessidades específicas do órgão público contratante, como as Câmaras Municipais.
Além disso, a legislação prevê a celebração de um Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), que pode ser prorrogado por até 24 meses. Após o CPSI, é possível firmar um contrato de fornecimento sem nova licitação, caso a solução desenvolvida atenda às expectativas da administração. Isso garante agilidade no processo de contratação e implementação de novas tecnologias, fortalecendo a relação entre o setor público e as startups.
Por fim, a adoção desse modelo de contratação é um avanço significativo para as Câmaras Municipais, uma vez que permite não apenas a modernização dos serviços prestados, mas também a promoção de uma gestão pública mais eficiente, tecnológica e alinhada às necessidades atuais de inovação. Com isso, os legislativos municipais podem atuar como motores do desenvolvimento local, ao mesmo tempo em que atendem às exigências legais com responsabilidade e transparência.
Aulas semanais ao vivo, abordando as maiores dificuldades da migração da Lei 8.666 para a Lei 14.133. Os temas são específicos, retirados das dúvidas dos nossos membros e das principais novidades da Nova Lei de Licitações. As aulas acontecem sempre às 19 horas, quartas e quintas-feiras e ficam disponíveis até domingo.
Todas as sextas-feiras, você recebe gratuitamente um panorama geral das notícias que movimentaram o setor, o link de acesso às nossas aulas gratuitas e aos artigos disponíveis no blog. Nossa newsletter é um resumo concentrado de informações relevantes e atalhos úteis com os links de acesso a cada conteúdo.
É a nossa principal rede de contato e interação fora da comunidade fechada. Nossos especialistas trazem conteúdos diários e dicas. E você ainda pode se divertir com memes e salvar os posts de conteúdo. Tudo para te ajudar a entender o mundo das licitações de maneira descomplicada. Fique de olho, nós costumamos oferecer brindes para quem comenta e engaja por lá!
É aqui que a transferência de conhecimento acontece em maior volume!
Nosso time de especialistas está a disposição para responder as dúvidas dos membros que contam com aulas exclusivas, sala secreta, arquivos de modelos práticos, biblioteca de conteúdo e cursos completos sobre temas específicos.
Faça parte dos nossos canais de comunicação e obtenha o conhecimento de que precisa para ter segurança e tranquilidade ao exercer sua função.
Traga suas dúvidas nos comentários ou direct do Instagram, assista às aulas ao vivo gratuitas e considere se tornar membro da comunidade fechada.
Do lado de cá as licitações não são simples, mas são descomplicadas.
Te esperamos por aqui 😉