Quando falamos de fiscalização de contrato, o assunto é sério.
A fiscalização de contratos é uma das peças-chave para os contratos administrativos, de acordo com artigo 104 da Lei 14.133/2021. E o agente fiscal é elemento central que garante a integridade e eficácia do processo de contratação. Para exercer essa função existem algumas habilidades essenciais para garantir que tudo ocorra em conformidade com a lei.
A fiscalização eficiente vai muito além de simplesmente seguir as regras do edital, mandamentos legais previstos em normas gerais e específicas ou normas que regulamentam o objeto da contratação. Trata-se da garantia de que os contratos estão sendo realizados conforme as especificações acordadas, com transparência, justiça e zelo pelos recursos públicos empregados.
Além das habilidades técnicas e administrativas, o fiscal encara o desafio de se manter atualizado com as mudanças nas normas. As habilidades de adaptação e comunicação são indispensáveis em cenários dinâmicos e complexos.
Excelência na Fiscalização: o pilar fundamental das Licitações
Mais do que uma exigência legal, a excelência na fiscalização de contratos é fundamental para o sucesso e integridade das licitações. Os fiscais devem se manter atualizados e capacitados a garantir a eficácia do setor público, mantendo a execução dos contratos dentro dos princípios da justiça, transparência e eficiência.